Projeto III – "Arte Mesclada"
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"Para perceber ARTE só depende do seu ponto de vista" |
Orientador: Prof. Humberto Issao Sueyoshi
Acadêmica: Luana Gomes da Silva Santos
INTRODUÇÃO
A expressão criada por Herbert Read, filósofo inglês em 1943, significa educar por meio da arte. A Arte-educação não significa um treino para alguém se tornar artista. Não significa a aprendizagem de uma técnica, em um dado ramo das artes. Significa uma educação que tenha a arte como uma das suas principais aliadas. Uma educação que permita uma maior sensibilidade para com o mundo que cerca cada um de nós.
As Artes Visuais também estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (pedras, gravetos, carvão), ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. (BRASIL, 1998, p.85).
Em 1988, uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação começou a ser discutida na Câmara e no Senado, ora contemplando devidamente, ora excluindo o ensino da Arte enquanto disciplina obrigatória, o que demandou movimentos dos professores no sentido de demonstrar aos parlamentares que o ensino de Arte é investigação dos modos como se aprende Arte nas escolas, nos museus, nas ruas, nas universidades e na intimidade dos ateliês. Na década iniciada em 1990, a permanência ou não da obrigatoriedade da disciplina tornou–se, outra vez, polêmica nacional, nos trâmites da LDB. Devido ao intenso movimento dos professores, de norte a sul do país, visando a mostrar que arte é conhecimento e que possui um campo teórico específico, conquistou–se a inclusão, no corpo de lei, da obrigatoriedade da disciplina em níveis de ensino.
A disciplina de artes parte das matérias curriculares é obrigatório, entretanto, sua manutenção ainda não é muito definida, por se tratar de uma disciplina com características de compreensão abstrata e que depende da cosmovisão do educador e do educando.
Este projeto propõe desenvolver ações com foco na disciplina de artes sendo que o conceito de multidisciplinaridade trabalhado com das demais disciplinas. O tema ecologia/reciclagem será trabalhado de forma mais enfática devido sua grande possibilidade de abrangência.
Por meio do tema Reciclagem Desde Sedo serão abordados e trabalhadas diversas formas de artes e temas pertinentes que na contemporaneidade possibilitam novas visões de mundo ao individua.
A reutilização de matérias diversos na fabricação de peças de arte, as novas maneiras de produção de sobre a arte e seja: a reciclagem de materiais, repaginar, fazer parodias, restauração de materiais diversos.
TEMA
“Arte Mesclada”, conhecimentos diversos - Trabalhar diversos tipos de artes.
OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos aprendizagem pertinente a disciplina de arte, por meio de mediações que os levará a reflexão dos conhecimentos já aprendidos e adquirir novos conhecimentos e como consequência uma nova visão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar conhecimentos específicos da disciplina de artes;
- Possibilitar aos alunos conhecimentos sobre os diversos tipos de arte;
- Realizar atividades que possibilite leituras reflexivas sobre conteúdos como: filmes, peças teatrais, dança, música e etc.;
- Realização de estudos multidisciplinares com foco numa aprendizagem mais ampla, reflexão e percepção;
- Desenvolvimento da leitura e interpretação critica,
- Conhecer mecanismos da linguagens diversas;
- Desenvolver nos alunos a habilidades como leitura critica, recitar, cantar, observar suas próprias habilidades, que estão ocultas ou escondidas pela timidez e etc.;
- Interação entre a turma/professores.
JUSTIFICATIVA
Por meio das atividades a serem desenvolvidas os alunos experimentarão elementos expressivos que os levaram a ricas experiências proporcionando-lhes novos conhecimentos no campo das artes e contribuição para as demais disciplinas pois serão trabalhados o desenvolvimento da leitura e interpretação critica, linguagem formal, interação entre colegas e educadores, formalizaram consultas e diálogos com seus familiares e/ou responsáveis que possibilitando a participação desses nas atividades escolares do aluno.
5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Distribuição das etapas por aula
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Especificação das Atividades
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Tempo Previsto
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1ª
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Aula introdutória sobre a disciplina de artes. Informar que tipo de conteúdos e atividades serão realizadas. Deixa-los a vontade para expor o que pensam e esperam da disciplina. Entregar aos alunos material impresso para leitura de introdução a disciplina.
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45min
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2ª
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Retomar a aula passada com discussão do material repassado na aula passada. Iniciar repasse de explicações sobre as próximas aulas que serão realizadas utilizando a técnica de seminários socráticos.
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45min
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3ª
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Entrega de material escrito, para leitura e aplicação nas próximas três aulas. Utilizar material como: Circo, Brincadeiras e Jogos. Os textos deverão conter conteúdo lúdico, porém educativo.
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45min
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4ª
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Seminários socráticos com texto sobre CIRCO.
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45min
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5ª
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Seminários socráticos com texto sobre Brincadeiras.
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45min
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6ª
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Seminários socráticos com texto sobre Jogos de Internet.
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45min
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7ª
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Roda de discussão sobre o que foi aprendido a partir das três aulas passadas (seminários). Iniciar próximas aulas que serão sobre música.
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45min
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8
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Avaliação.
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45min
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9ª
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Roda de discussão colocar música de vários estilos para os alunos pedir que eles façam anotações sobre o que entenderam das musicas; letra, musicalidade, percepção de instrumentos e etc.;
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45min
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10ª
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Retomar e concluir a aula anterior (ainda na atividade de ouvir e anotar).
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45min
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11ª
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Discutir sobre o que foi aprendido e o que mudou na forma de ouvir música.
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45min
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12ª
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Iniciar atividades sobre artes plásticas. Falar sobre o tema e entregar material (impresso), pedir que façam pesquisa e tragam para discussão na próxima aula. As pesquisas podem ser feitas na escola se for possível.
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45min
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13ª
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Mini seminário com material apresentado pelos alunos e material que o educador providenciou.
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45min
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14ª
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Aula de produção artística. Serão produzidos pelos alunos durante a aula pinturas com tema livre. Depois serão apresentados e serão feitos comentários, pelos autores.
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45min
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15
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Avalição.
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45min
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16ª
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Iniciar atividades sobre poesias. Falar sobre poesia, autores questionar os alunos sobre o que conhecem e entendem do assunto . Pedir que pesquisem sobre o tema e traga para a próxima aula.
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45min
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17
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Retomar a aula passada. Formar roda de conversa com apresentação e discussão do material pesquisado. Combinar mini sarau para a próxima aula (valendo nota).
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45min
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18
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Apresentação do sarau combinado na aula passada.
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19
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Aula com tema livre. Roda de conversa em local diferenciado. Professor realizar mediações para que os assuntos remetam a reflexões de auto conhecimento e forma de ver o mundo (visão geral).
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45min
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20ª
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Avaliação.
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45min
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21ª
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Iniciar explicações sobre a realização de um projeto de ensino aprendizagem sobre Arte Visual. Entrega da material escrito, material para pesquisa e programação do projeto. O projeto será desenvolvido em três aulas e uma avaliação.
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45min
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22ª
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Aula desenvolvendo o Projeto Arte Visual Cotidiana.
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45min
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23ª
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Aula desenvolvendo o Projeto Arte Visual Cotidiana.
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45min
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24ª
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Aula desenvolvendo o Projeto Arte Visual Cotidiana.
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45min
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25ª
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Seminário sobre Arte Visual Cotidiana – Atividade avaliativa.
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45min
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26ª
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Aula com tema livre.
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45min
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27ª
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Solicitar aos alunos que pesquisem e separem, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, material impresso sobre cantigas de roda e que conversem com seus pais e/ou responsáveis sobre as cantigas conhecidas por eles. Levar para discussão na próxima aula.
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45min
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28ª
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Retomar a aula passada com materiais apresentados.
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45min
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29ª
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Finalizar o tema cantiga de rodas e combinar para a próxima aula brincadeiras típicas e cantigas. Os alunos escolheram as brincadeiras e cantigas a serem apresentadas.
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45min
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30ª
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Aula com tema livre onde serão discutidos temas sugeridos pelos alunos, com a mediação do educador, visando discussão focada no desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
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45min
45min
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31ª
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Avaliação.
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45min
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32ª
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Iniciar um miniprojeto com o tema “A arte do meu Bairro”. No miniprojeto serão abordados quais tipos de arte são identificadas no local onde o aluno mora. Explicar como será realizado e com que objetivo, Explicar materiais que serão utilizados e como deverá ser realizado. O miniprojeto será realizado em três aulas.
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45min
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33ª
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Desenvolvimento do miniprojeto.
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45min
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35ª
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Desenvolvimento do miniprojeto.
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45min
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35ª
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Apresentação e avaliação dos resultados.
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45min
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36ª
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Iniciar aulas sobre reciclável de materiais e reciclagem como nova leitura das diversas formas de arte que foram apresentadas. Expor que será realizado um projeto com “Tema Reciclagem Artística”.
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45min
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37 ª
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Entregar material para estudo, pesquisa e listagem de materiais que serão utilizados no projeto. Serão realizadas atividades artísticas como: sarau, dança, peça teatral, canto e produção e apresentação de utensílios reciclados. Tudo deverá ser realizado a partir de reciclagem seja de ideias e ou materiais, tais como: fazer parodias, refazer outros trabalhos com nova leitura sendo.
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45min
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38 ª
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Desenvolvimento das atividades.
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45min
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39 ª
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Desenvolvimento das atividades.
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45min
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40 ª
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Apresentação das atividades. A apresentação será por meio de seminário e contará como atividade final.
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45min
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Intertextualidade entre Disciplinas Abrangentes:
- Comunicação oral – Português;
- Comunicação corporal - Atividade física/motora;
- Historia e literatura;
- Ciências/Ecologia;
- Informática e eletrônicos (celular, filmadora, computador).
Material necessário
- Livros, revistas, jornais, fotografias antigas e novas;
- Materiais recicláveis diversos (papelão, latas, madeira, papel, garrafas pet, roupas etc.;
- Aparelho de som;
- Cds de músicas;
Deveres de Casa:
- Realizar pesquisas sobre os assuntos solicitados;
- Responder questionários aplicados;
- Pedir aos pais, avos, tios e/ou responsáveis que contem historias de familiares onde as cantigas de roda tenha sido utilizada;
- Pesquisar sobre temas e autores solicitados;
Formas de Avaliação:
Teste oral;
Prova escrita;
Participação nas aulas e atividades propostas;
Demonstração de compreensão e aprendizagem dos conteúdos;
Cumprimento de atividades propostas para casa;
Desempenho nas atividades lúdicas;
Observar as mudanças e o nível capacidade intelectual do aluno;
Desempenho nas demais atividades que tenha interdisciplinaridade;
Referências bibliográficas:
- Planejamento, Vasconcelos Celso, Ed. Moderna;
- Revista Nova Escola;
- Artigos Diversos;
- BRASIL. Ministério da Educação e do desporto, Secretaria da Educação Fundamental –
Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. 3 V. Brasília : MEC/SEF 1998.