Resenha II – Disciplina de Arte Educação
Pref.: Humberto Issao Sueyoshi
Aluna: Luana Gomes da S. Santos
Pré-acoitamentos: os locais da arte/educação e Cultura Visual
Belidson Dias expõe em seu artigo sua visão de que a arte educação contemporânea no Brasil está marcada pela negligência cultural da cultura visual ampliada, ou seja, os arte educadores não dispõem de conhecimento próprio, ampliado e reflexivo do que estão ensinado. Também é fato que tal negligencia não ocorre apenas no Brasil, mas também nos países de primeiro mundo.
O autor deixa claro que é vital para a educação que arte educadores e estudantes conscientizem-se das maneiras e razões pelas quais são atraídos por um imaginário visual cotidiano. Ele enfatiza ainda, que novas abordagens analíticas sobre o modo ver o entorno é uma ferramenta importante para uma real leitura da arte contemporânea.
De forma clara e objetiva o autor afirma que “educação da cultura visual significa a recente concepção pedagógica que destaca as ubíquas representações visuais do cotidiano como os elementos centrais que estimulam práticas de produção, apreciação e critica de artes e que desenvolvem cognição, imaginação consciência social e sentimento de justiça”.
Cubo Mágico - Alex topini
Nenhum comentário:
Postar um comentário