terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projeto de Aula da Disciplina de Arte e Educação
Projeto I - Sarau Infantil Minha Primeira Poesia

 
Orientador: Prof. Humberto Assani                   
Acadêmica: Luana G. Santos 

 Introdução
             O projeto aqui proposto destina-se a alunos de séries iniciais contemplando do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 8 anos. É uma atividade característica da disciplina de Artes, com foco em origens/raízes e introdução/desenvolvimento da linguagem culta por meio da poesia. Este projeto objetiva ainda ampliar a capacidade de interpretação, comunicação e expressão dos alunos.
  Inicialmente serão apresentadas aos alunos poesias de fácil compreensão, por meio de material impresso e áudio, assim como seus autores, momento em que as crianças devem ser estimuladas a declamarem poemas que já conhecem. Para melhor aproveitamento e proporcionar aos alunos um clima menos formal algumas atividades podem ser realizadas em lugares como: o pátio da escola (cantinho reservado), numa praça, na biblioteca e sala de leitura. É importante que todos participem de forma voluntária e/ou mediada pelo educador. Visando facilitar a compreensão direcione-os nas falas e visualização do material apresentado. O educador também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor.

Justificativa:
            Este projeto tem como justificativa para sua realização introduzir os alunos de séries iniciais, contemplando alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 8 anos na disciplina de artes. Por meio das atividades a serem desenvolvidas os alunos experimentarão elementos expressivos que os levaram a ricas experiências proporcionando-lhes novos conhecimentos, tais como: poesias e autores diversos, posturas de declamação de poesias, desenvolvimento da leitura e interpretação critica, linguagem formal, interação entre colegas e educadores, formalizaram consultas e diálogos com seus familiares e/ou responsáveis que possibilitando a participação desses nas atividades escolares do aluno.
 Tema do Projeto:
Sarau Infantil Minha Primeira Poesia
Objetivos:
Ampliar a capacidade de leitura, interpretação, oralidade, comunicação e expressão dos alunos;
Objetivos Específicos:
- Ampliar o repertório de arte por meio da poesia;
- Desenvolvimento da leitura e interpretação critica,
- Conhecer mecanismos da linguagem formal;
- Desenvolver nos alunos a habilidade de leitura em público;
- Interação entre a turma.

Tempo geral e tempo estimado para realização de cada etapa da atividade:
Toda a atividade está prevista para ser realizada em oito aulas, compreendendo o periode de dois meses. As aulas e atividades estão assim distribuídas:

1ª etapa
Apresentação do projeto á turma.  Será falado sobre o projeto, explicando o que é um sarau, verificar quais poesias/poemas as crianças conhecem, sendo estimuladas a declamar as que já conhecem. Convidar as crianças a conhecer outras poesias, mostrando o material selecionado. Neste primeiro momento também será compartilhada a ideia de organizar um sarau de poesia, onde serão convidados os pais ou responsáveis para assistir ao evento. Será explicado também que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.

2ª etapa
Será apresentado aos alunos algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero. Pedir que os alunos conversem sobre as poesias, falar quais as preferidas e posteriormente escolher uma para declamação. Os alunos que não forem declamar poderão participar formado duplas ou grupos maiores,  e/ou  participar sendo o “parceiro” do coleguinha ajudando a ler, entender e prepara-se para o dia do sarau.

3ª etapa
Serão lidas as poesias escolhidas para o projeto e iniciados os ensaios, sempre forma lúdica e descontraída. Conversar com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito.

4ª etapa
Será lida a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Será proposto que a recitem coletivamente, repetindo o procedimento com outros poemas. Se for possível esses momentos serão gravados e revistos pela turma.

5ª etapa
Exibição do vídeo roda de comentários  para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Toda a atividade será realizada de forma lúdica em clima de respeito e cordialidade uns com os outros.

6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. As crianças selecionarão  seus textos prediletos e se iniciarão os ensaios com das declamações que serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Também serão bolados, em conjunto com a turma, convites para as famílias.

7ª etapa
Continuação dos ensaios com a turma. Revisão dos trabalhos com visualização das filmagens  e/ou verificação das observações da turma, confecção da programação da apresentação.

Etapa final
Grande apresentação do Sarau da Turma, para a escola e familiares das crianças.

Intertextualidade entre Disciplinas Abrangentes:
- Comunicação oral – Português;
- Comunicação corporal  - Atividade física/motora;
- Historia e literatura
- Informática e eletrônicos (celular, filmadora, computador).

Material necessário
- Filmadora;
- Caixa de papelão;
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes,
Universal Music Brasil)

Livros
- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas)
- Poemas Desengonçados - Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática).
- Mais Respeito, Eu Sou Criança - Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna.

Deveres de Casa:
- Pedir aos pais, avos, tios e/ou responsáveis para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem, para ser apresentadas aos coleguinhas.
- Pedir aos pais, avos, tios e/ou responsáveis que contem historias de familiares onde a poesia tenha sido utilizada;
- Levar as poesias escolhidas para ensaiar em casa;
- Pesquisar sobre poesias e seus autores;

Formas de Avaliação:
- Teste oral sobre as poesias apresentadas;
- Confirmar se o que foi solicitado está sendo cumprido;
- Avaliar o aprendizado das poesias escolhidas para o sarau;
- Desempenho no sarau.

Referências bibliográficas:

Revista Nova Escola;
A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas)
Poemas Desengonçados - Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática).
Mais Respeito, Eu Sou Criança - Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna


Ricardo Azevedo declama ''Bola de Gude'' e "Aula de Leitura"


Nenhum comentário:

Postar um comentário