segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto de Aula da Disciplina de Arte e Educação
Projeto II – Cantigas de Roda






Orientador: Prof. Humberto Assani
Acadêmica: Luana Gomes da Silva Santos



INTRODUÇÃO

O projeto aqui proposto que se intitula “Cantigas de Roda” destina-se a alunos das series iniciais, com idade entre 3 e 5 anos de idade. É uma atividade direcionada pela Disciplina de Arte e Educação que visa apresentar, discutir e introduzir os alunos nas diversas formas de expressão da arte.
Cantigas de roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Através do ensino com atividades lúdicas a criança interioriza conceitos, demonstra anseios e desejos escondidos, sua visão de mundo e busca compreender as atitudes dos adultos através das brincadeiras. Passa a conscientizar-se quanto a suas próprias responsabilidades diante dos acontecimentos. Na cantiga, a criança busca desenvolver seus pensamentos em relação ao que está sendo cantado, argumenta sobre o que é dito, proporcionando o processo da aprendizagem da leitura e da escrita.

A cultura infantil é privilegiada pelas cantigas de roda, uma vez que estas são, além de possibilidades do desenvolvimento da linguagem corporal, importantes instrumentos de trabalho para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Essas cantigas e muitas outras que nos foram transmitidas oralmente, através de inúmeras gerações, são formas inteligentes que a sabedoria humana inventou para nos prepararmos para a vida adulta. Tratam de temas tão complexos e belos, falam de amor, de disputa, de trabalho, de tristezas e de tudo que a criança enfrentará no futuro, queiram seus pais ou não. São experiências de vida que nem o mais sofisticado brinquedo eletrônico pode proporcionar. (NOGUEIRA, 2003, p. 6).

Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como colégios, creches, parques, etc.. Atualmente algumas canções vêm sendo alteradas por pessoas mais preocupadas com a influência das músicas na mente infantil.

JUSTIFICATIVA

            Este projeto tem como justificativa para sua realização introduzir os alunos de séries iniciais, com idade entre 3 e 5 anos na disciplina de artes. Por meio das atividades lúdicas a serem desenvolvidas os alunos experimentarão elementos expressivos como: música, pintura, desenho, dança, poesia, expressão corporal enre outros. Mediados pelo professor os alunos serão conduzidos a ricas experiências proporcionando-lhes novos conhecimentos, tais como: cultura, folclore, musicalidade, interpretação de letras de musica, novas brincadeiras, desenvolvimento da leitura e interpretação critica, linguagem formal, interação entre colegas e educadores, formalizaram consultas e diálogos com seus familiares e/ou responsáveis que possibilitando a participação desses nas atividades escolares do aluno.
TEMA
Reconhecendo as Cantigas de Roda.  
OBJETIVOS

Mediar os alunos por meio de atividades que lhes proporcionará novas percepções e mudanças em sua visão de mundo. Contribuir para ampliar a aprendizagem interdisciplinar. Colaborar para a formulação do pensamento critico, conforme sua idade e meio que está inserido. Proporcionar-lhes atividades educativas utilizando temas lúdicos que valorizem a infância, as características do individuo e do grupo por meio do respeito e da ética. Contribuir para o resgate de atividades culturais de gerações passadas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e crítico da criança;
  • Desenvolver/Trabalhar a oralidade; percepção;
  • Trabalhar com as crianças canções e cantigas com mensagens educativas;
  • Trabalhar a coordenação motora (danças, rodas, mímicas);
  • Desenvolver conceitos como: socialização, partilhar, ouvir, calar, entonação de voz;
  • Incluir os pais e/ou responsáveis nas pesquisas/interação família escola;
  • Despertar o senso, ritmo e acuidade auditiva;
  • Despertar o gosto pela arte em geral;
  • Favorecer a dicção através da articulação das palavras.
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Distribuição das atividades por aula
Especificação das Atividades
Tempo de Duração

Aula introdutória sobre tipos de arte. Fazer uma roda de conversa e dialogar com as crianças sobre os diversos tipos expressão artística/arte, fazer com que eles digam o que entendem por arte. Mediar para que todos os alunos participam.
45min
2 ª

Retomar a aula passada, pedir que os alunos coloquem no papel ou demonstrem o tipo de arte que gostam. Dicas para mediação: pintura, desenhos, contar historia, fazer uma dança. As atividades devem ser realizadas num clima de descontração, interação e muita liberdade de expressão.
45min
3 ª

Em conjunto com as crianças produzir um mural/grande tela e uma caixa/baú, com materiais já utilizados tipo: papelão, caixas, revistas (para fazer as bordas e decoração), laços miçangas e etc.. Após finalizar o mural/grande tela e a caixa/baú serão colados e guardados aqueles materiais que alunos produziram na aula anterior e nas próximas.
45min
4 ª

Solicitar aos alunos que pesquisem e separem, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, material impresso sobre cantigas de roda e que conversem com seus pais e/ou responsáveis sobre as cantigas conhecidas por eles. Levar para discussão na próxima aula.
15min
5 ª

Iniciar uma roda de discussão sobre cantigas de roda, explicar para os alunos o que é uma cantiga de roda, suas influências na infância das crianças de gerações anteriores. Finalizar brincando de cantiga de roda com as crianças.
45min
6 ª

Retomar a aula anterior, porém abordando os tipos de musica que as crianças ouvem e quais estilos mais gostam. Serão colocadas músicas de diversos seguimentos e as crianças deverão ouvir calmamente, todos em silêncio, e com a ajuda do educador elas vão expressar opiniões e comentários sobre as músicas. Solicitar o seguinte material para a próxima aula: revistas, jornais, livros, fotos, objetos nos quais contenham: musica, escultura, dança, linguagem, expressão etc.).
45min
7 ª

O material trazido pelos alunos e professor será exposto e comentado por todos e depois serão colocados no mural/grande tela e na caixa/baú da turma.
15min
8 ª

Aula ao ar livre. Conduzirá os alunos para façam observações do que está ao seu redor (céu, arvores, flores, prédios, animais etc.). Em seguida eles deverão produzir algo que expresse o que sentiram. Produto da atividade: Desenhos, musicas, gravações, material recolho da natureza (desde que tenha um significando explicável pela crianças).
45min

Continuar a aula anterior conversando sobre o que foi produzido.
45min
10 ª

Serão lidas algumas poesias com temas comuns do cotidiano. Os alunos reproduziram por meio de pintura ou colagens o que entenderam das poesias. Como tarefa de casa as reproduções serão levadas e os alunos deverão observar nos familiares atitudes identificadas nas poesias e discuti-las em sala de aula.
45min
11ª

Nesta aula os alunos apresentarão e comentarão suas observações colhidas na atividade de casa. Eles devem fazer algum tipo de ligação entre as poesias e o dia a dia em família.
35min
12 ª

Aula com tema livre. Formar uma roda de conversa sugerir temas, conforme a necessidade observada no momento e mediar a conversa de modo que todos participam. Ao final selecionar os temas mais discutidos e organizar nova discussão para a próxima aula.
45min 
13 ª

Retomar aula com os assuntos apontados na aula anterior.
45min
14 ª

Voltar ao assunto das cantigas de roda e começar organizar a aula de modo que haja um momento para brincar/ensaiar as canções.
45min
15 ª

Aula com temática a ser definida em parceria com a turma (Desde que dentro da disciplina).
 45min
16 ª

Junto com as crianças escolher cantigas para uma apresentação na escola, falar sobre as roupas que serão usadas na apresentação. As roupas podem ser produzidas em parceria família/escola através do aproveitamento de materiais reutilizáveis, tais como: roupas e lençóis velhos, revistas e jornais, laços/fitas, instrumentos de latinhas da cozinha da mamãe etc.
45min
17 ª

Colocar coreografia nas cantigas e iniciar os ensaios com os alunos.
45min
18 ª

Ensaios com os alunos.
45min
19 ª

Ensaios com os alunos.
45min
20 ª

Aula com temática livre.
45min
21 ª

Para fechar o projeto serão realizadas apresentações ao vivo, com canções e coreografias, com auxílio de instrumentos musicais e com vestuário adequados às canções/cantigas.
-



Intertextualidade entre Disciplinas Abrangentes:

- Comunicação oral, interpretação, vocabulário – Português;
- Coordenação motora, atividade física, dança – Educação física;
- Historia e literatura;
- Ecologia e reciclagem;
- Informática e eletrônicos (celular, filmadora, computador)

Material necessário

- Livros, revistas e textos para pesquisa;
- Aparelho de som
- CD musicais;
- Materiais recicláveis;

Deveres de Casa:

- Realizar pesquisas sobre os assuntos solicitados;
- Responder questionários aplicados;
- Pedir aos pais, avos, tios e/ou responsáveis que contem historias de familiares onde as cantigas de roda tenha sido utilizada;
- Aprender as cantigas escolhidas para apresentação;

Formas de Avaliação:
Teste oral sobre aprendizagem dos conteúdos apresentados;
Confirmar se o que foi solicitada pela professora está sendo cumprido;
Avaliação escrita (desenhos, rabisco, tudo que for produzido individualmente ou em grupo);
Observar se há interesse e aprendizado nos conteúdos apresentadas;
Observar a participação dos alunos nas atividades em sala e para casa;
Observar o nível de interação entre os alunos;
Acompanhar nas demais matérias se o conteúdo de artes está sendo interdisciplinar. 

Referências bibliográficas:

- Revista Nova Escola;
- BRASIL. Ministério da Educação e do desporto, Secretaria da Educação Fundamental –
Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. 3 V. Brasília : MEC/SEF 1998.
- COORDENADORIA DE ENSINO E APOIO PEDAGÓGICO (CENAP). Cantigas de
Roda e música infantil: Educação Infantil/ Ciclos de Aprendizagem I e II - EJA. Ed.
Atualizada de 1996. Salvador : CENAP, 2007.
- HUIZINGA, J.. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. SP: Perspectiva, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário